domingo, 6 de setembro de 2015

Resenha: 8 segundos | Camila Moreira

Características:
Título em português: 8 segundos
Título original: 8 segundos
Autor (a): Camila Moreira
Número de páginas: 275
Minha edição é número: 1 | ano 2015
Tradução: -
Editora no Brasil: Suma das Letras
Ano da primeira publicação: 2015
Onde comprar: Americanas | Saraiva |  

Sinopse:
Nunca provoque um peão: ele só precisa de oito segundos para te enlouquecer. Pietra, filha única de um rico fazendeiro, sempre teve tudo o que quis. Para realizar mais um de seus caprichos – viver em Paris em seu próprio apartamento –, ela é obrigada pelo pai a passar uma temporada na propriedade da família. Lá, ela conhece o veterinário Lucas, um homem simples e determinado, que sonha em competir nos grandes rodeios do país. Quando o peão conhece a patricinha, faz de tudo para não se deixar levar pelos lindos olhos verdes da filha do patrão. Em “8 Segundos”, novo romance da autora de O amor não tem leis, Pietra e Lucas não conseguirão resistir à paixão. Mas antes que possam viver este amor, a revelação de um terrível segredo do passado mudará suas vidas para sempre.
Acho que eu estava em crise de criatividade de escrita rs fiquei um bom tempo sumida né? Mas cá estou eu! Hoje vou resenhar um livro que eu amei, um daqueles que você começa a ler pela manhã e a noite já terminou. É um livro de uma autora brasileira, chamado 8 segundos. Ele conta a história de Pietra e Lucas, um casal que são totalmente o oposto um do outro. 

Pietra é filha de um fazendeiro muito rico, mimada até a alma. Em mais um de seus ataques de mimo ela resolve que quer ir morar em Paris. Seu pai, cansado dos estrelismos e inconsequências da filha, a obriga passar uma temporada na fazenda da família. O combinado é: se ela ficar por lá por um mês, sem confusão, ele dará a tão sonhada oportunidade à filha. 

Lucas é o seu oposto, é simples, pé no chão, rapaz trabalhador. Órfão, foi criado pelo tio, e tem sua prima mais nova como uma irmã. Ele é o veterinário da fazenda do pai da Pietra e seu grande sonho é participar de um rodeio em Barretos.

Logo no começo do livro temos Pietra chegando à fazenda Girassol morrendo de ódio do pai e da situação. De cara eu já pensei: "Nó, que menina chata". Ela é nojenta, trata todo mundo com superioridade. O primeiro encontro do casal protagonista acontece  no comecinho e é daqueeele jeito.
Comecei a gritar, quando vi um homem saindo de um galpão próximo à casa. [...] Quando o homem começou a caminhar em minha direção, percebi que ele era jovem, talvez uns 25, 26 anos, Alto, corpo-bem definido, e eu não conseguia identificar a cor dos seus olhos, Quando ele chegou mais perto, fiz uma careta e fechei o nariz com os dedos.-Argh! Que nojo! Já inventaram uma coisa chamado banho, sabia?O estranho me olhou de cima a baixo e deu um sorriso. [...] - Pegue minhas malas- ordenei e voltei a caminhar. - E tome cuidado, são duas Louis Vuitton.
Lucas e Pietra são o oposto, como água e óleo e implicam um com o outro toda hora. Mas o convívio diário vai despertar uma paixão avassaladora. Eles bem que tentaram evitar mas não teve jeito. E é diversão na certa acompanhar um provocando o outro até que eles decidem ficar juntos pelo tempo em que ela ficar na Girassol.

Aos poucos, Pietra vai se afeiçoando à vida na fazenda e chega a um ponto de não querer ir mais embora. Ela tem um grande amadurecimento ao decorrer da trama, graças a deus, e é uma coisa muito bacana de se ler. Ela ficou muito próxima da prima de Lucas, a Mari, que no começo foi designada para ser a "babá" da protagonista. 

Mas nem tudo são rosas e arco-íris e alguns acontecimentos vão abalar o mundo fofo do casal. A gente fica com o coração na mão. E com o livro também porque eu não consegui largar até terminar.

Grande parte dos personagens secundários são maravilhosos: Mari (a prima de Lucas), o Pedro (melhor amigo do Lucas), o tio Santiago, Lúcia, e até o Henrique (inimizade de Lucas) e o pai da Pietra. Com exceção do ex-namorado e da suposta melhor amiga de Pietra, que são duas cobras dos infernos. Mas todos são essenciais para a trama.

A história é narrada em primeira pessoa, uma hora contada por Pietra, outra hora por Lucas. Camila tem uma escrita limpa, gostosa e fluida. Super recomendo a leitura!

Uma boa leitura a todos. 

Nota: 5/5



Nenhum comentário:

Postar um comentário