segunda-feira, 13 de abril de 2015

Resenha: Simplesmente acontece | Cecelia Ahern


Características:
Título em português: Simplesmente acontece
Título original: Love, Rosie. (Where rainbows end)
Autor (a): Cecelia Ahern
Número de páginas: 447
Minha edição é número: 1 | ano 2014
Tradução: Amanda Moura e Ivar Panazzolo Júnior
Editora no Brasil: Novo Conceito
Site da autora: www.cecelia-ahern.com/
Onde comprar: Saraiva | Americanas.com

Sinopse
O que acontece quando duas pessoas que foram feitas uma para outra simplesmente não conseguem ficar juntas? Todo mundo acha que Rosie e Alex nasceram para ser um casal. Todo mundo menos eles mesmos. Grandes amigos desde criança, eles se separaram na adolescência, quando Alex se mudou com sua família para os Estados Unidos. Os dois não conseguiram mais se encontrar, mas, através dos anos, a amizade foi mantida através de emails e cartas. Mesmo sofrendo com a distância, os dois aprenderam a viver um sem o outro. Só que o destino gosta de se divertir, e já mostrou que a história deles não termina assim, de maneira tão simples.
Simplesmente acontece foi, estruturalmente, o livro mais diferente que li. Eu tenho um pouco de resistência com livros que fogem do "padrão habitual" da escrita, vamos colocar desse jeito. Ele é todo estruturado em forma de cartas, bilhetes, cartões e e-mails, mas como esse não é o primeiro livro da autora que leio, e sempre amei todos, A vez da minha vida, P.S. Eu te amo, etc, então resolvi dar uma chance. E gente, você  consegue entender perfeitamente a história inteira, você até esquece que está lendo cartas e bilhetes e acha que está em uma narrativa. O livro me surpreendeu de uma forma muito positiva, achei super interessante, super "realidade", e gente, muito fofo!!

Rosie e Alex são amigos desde os 7 anos de idade. são coleguinhas de classe e 'indesgrudáveis'. Desde essa idade eles trocam bilhetes durante as aulas, tanto que a professora deles tem um verdadeiro pânico dos dois, e a recíproca é verdadeira. Seus pais vivem sendo chamados na escola para discutirem o comportamento dos dois.

Eles fazem tudo juntos, são confidentes. Infelizmente, aos 17 anos, Alex se muda de Dublin para Boston com a família. Mas não pensem que eles somem um do outro não, eles continuam se comunicando por cartas, cartões, telefonemas (apesar desses não serem descritos) e até se encontram de vez em quando. 

A mudança drástica acontece no baile de formatura de Rosie. Alex não consegue pegar o voo de volta para Dublin, então ela acaba indo ao baile com o garoto mais imbecil da turma e acaba engravidando. Pois é, a gente acha que Alex e Rosie são o casal perfeito, mas não é tão simples assim. Eles vão percorrer um longo caminho. Cada um vai levando a sua vida, Rosie como mãe solteira da linda e maravilhosa Katie, sério que garotinha adorável, e Alex como um grande cirurgião. 

A coisa mais legal é que eles jamais perdem o contato, mesmo passando alguns anos sem se falar, eles acabam voltando um para o outro. A amizade dos dois é muito especial, e isso é um dos motivos para eles demorarem tanto para finalmente ficarem juntos. Não dá para escrever muito sem dar spoilers gente, então vou parando a história por aqui.

Vale muito a pena ler, eu não consegui parar e no final eu fiquei muito emocionada. Cecelia é uma autora e tanto!

Para quem se interessar, a história do livro foi adaptada para o cinema. Eu ainda não tive a oportunidade de ver, mas logo logo eu mudo isso :)

Nota: 5/5

Capas:



Nenhum comentário:

Postar um comentário