quarta-feira, 22 de abril de 2015

Resenha: Par Perfeito | Eleanor Prescott

Características:
Título em português: Par Perfeito 
Título original: Alice Brown's Lessons in the Curious Art of Dating
Autor (a): Eleanor Prescott
Número de páginas: 350
Minha edição é número: 1 | ano 2014
Tradução: Siele Menegazzi
Editora no Brasil: valentina
Ano da primeira publicação: 2012
Site da autora: www.eleanorprescott.com
Onde comprar: Saraiva 


Sinopse:
À procura de um grande amor, de um par perfeito? Consulte uma especialista. Para Alice, nunca foi tão fácil encontrar um dois muitos! 
Alice Brown, até que provem o contrário, tem o melhor emprego do mundo. Ela é o que antigamente se chamava de casamenteira, uma profissional especializada em encontrar a tão sonhada outra metade da laranja, o grande amor da sua vida, o fogo e a paixão. Alice passa os dias devaneando pela janela, quer dizer, ajudando mulheres a se apaixonar loucamente. Suas clientes, e... ELA TAMBÉM, é claro, estão ansiosas para conhecer um príncipe encantado. 
O problema é que é muito mais fácil encontrá-lo para as clientes. E, por falar nelas, a última que apareceu, Kate, está a exatos 569 dias de fazer 35 anos e há exatos cinco anos atrasada nessa missão de vida. A dificuldade é que seus, digamos, padrões, estão fora dos padrões.
Desesperada, isso mesmo, DESESPERADA para encontrar aquele deus grego, lindo, perfeito, romântico, carinhoso, rico, inteligente, bom de cama, atencioso, gostosão e charmoso – UFA, acho que Kate procura um alien! –, ela sabe que sua última esperança chama-se Alice. 
Enquanto isso, a própria Alice está tendo problemaços para lidar com sua terrível chefe, a bruxa velha, a megera, a mocreia (mas, argh, ao que tudo parece, muito bem casada) da Audrey, e probleminhas para se deixar apaixonar. E se nada der certo? E se ela falhar com Kate? E se, justamente ela, estiver precisando de uma ajudinha profissional? 
A VIDA FICA MUITO MAIS DIVERTIDA QUANDO ABRIMOS AS PORTAS DO CORAÇÃO PARA SURPRESAS.

Olá pessoal!!


Hoje é dia de resenhar o livro "Par Perfeito" de Eleanor Prescott, e já adianto que ele não tem nenhuma relação com o filme de mesmo nome, estrelado por Katherine Heigl e o Ashton kutcher.

O livro é um romance que conta a vida amorosa de quatro mulheres. Os capítulos são alternados entre Alice, Kate, Lou, Audrey, o querido John e a megera Sheryl, esses últimos um pouco menos.

Eu acho um pouco complicado resenhar um livro com tanta alternância de personagens, ainda mais 6, porque quando eu paro para reler o que eu escrevi, percebo que eu contei o livro inteiro rs. Então vou fazer uma pequena introdução, vou falar resumidamente sobre cada personagem e fazer as considerações finais.

A história gira em torno de Alice, uma casamenteira profissional, uma garota romântica que acredita em amor verdadeiro, almas gêmeas e finais felizes. É também muito simples, nem um pouco vaidosa, e isso irrita profundamente Audrey, sua chefe. Aliás, tudo em nela irrita Audrey. Com exceção de Lou, todos os personagens tem algum tipo de envolvimento com Alice. 

Alice: Como eu já disse ali em cima, ela é uma garota fofa, romântica, de um coração enorme e muito direita (no sentido de ser certinha/honesta). Na minha interpretação do livro, eu enxerguei Alice como a principal, apesar da história ser sobre as 4 mulheres. Ela é tão simples que chega a ser meio desleixada, principalmente pelo ponto de vista da chefe. Não tem carro e se locomove com sua bicicleta de estimação.

Kate: É uma mulher que está prestes a fazer 35 anos, sonha com o homem ideal. Mas esse homem, na cabeça dela é um príncipe encantado, ideal até demais: com um bom emprego, um porte físico bonito, com carro, ser honesto (isso tem que ser mesmo), enfim, tem que ser perfeito. etc. Ela contrata a Alice para achar um marido para ela. Já adianto que Kate amadurece muito.

Lou: É a melhor amiga de Kate. Ela trabalha em um bar e tem um "relacionamento" com o chefe, que por acaso é casado e pai de família. Confesso que ela me irritou horrores durante a história, mas fiz as pazes com ela no final do livro. Mesmo assim achei que ela não faz falta alguma. Se a autora reescrevesse o livro e tirasse Lou, eu não ia nem perceber.

Audrey: É a dona da Mesa pra Dois, e chefe de Alice. É uma mulher com mais de 50 anos. Ela guarda um segredo que pode colocar sua reputação em jogo, dica: tem haver com o John. Nossa, como eu quis sacudi-la, várias vezes, ela chega a ser muito fora da realidade, irritante. No final do livro eu pude entender porque ela era do jeito que era. 

John: Sem muitos detalhes para não dar spoilers, mas vou falar isso aqui: <3 love!

Sheryl: É uma vaca sem escrúpulos. É dona da empresa rival da Mesa para Dois. Já podem imaginar o demônio da tasmânia que essa mulher é, né?

Agora vamos as minhas considerações gerais sobre o livro. Eu demorei a pegar no tranco com esse livro e isso tem um pouco haver com um dos primeiros parágrafos, da parte de Kate:
- É tudo culpa do Daily Post. - Kate apanhou sua taça de vinho e tomou um gole, com raiva. - Se eles não ficassem o tempo todo falando de como é impossível engravidar depois dos 35, nós não estaríamos nem sequer pensando no assunto. [...]  
- Toda mulher com mais de 30 e solteira pensa no assunto. É só nisso que pensamos. Se até os 35 você ainda não arrumou um cara e engravidou, já pode pular logo para o final da história e reservar um quarto de solteiro no asilo.
GENTEEEEEE, eu fiquei tão irritada com isso, porque pelo amor de Deus, deu a impressão de que quem tem mais de 35 é uma anciã e que a vida acabou. Tudo bem que a gente pensa em formar família etc, mas não precisam exagerar né? Então eu virei e falei comigo mesma "vou parar de ler essa p**a!" Não sei porque diabos eu continuei. Mas o livro melhora ao longo da história. 

Eu já falei da minha dificuldade em resenhar livros com alternâncias de personagens, mas eu também não sou muito fã de lê-los. Eu sinceramente acho que o livro poderia ter sido dividido sobre o ponto de vista só de Alice, John e Audrey. Não me arrependo de ter comprado, pois eu amei a história entre John e Alice, é sinceramente muito fofa, o ponto alto da história inteira.

A capa brasileira é uma fofura, e dentro do livro também. No começo de cada capítulo, tem alguns desenhos muito lindinhos, como uma bicicleta no de Alice, uma cesta de flores e borboletas no de Kate, pássaros no de Audrey, um regador e borboletas no de Lou, etc.

Enfim, acho que essa foi a minha primeira resenha mais negativa. Já li muitas pela web elogiando o livro, mas isso vai do gosto de cada pessoa. Eu recomendo que vocês comprem ou peguem emprestado o livro, e tirem as suas próprias conclusões e depois me contem o que acharam :)

Até a próxima!!

Nota: 3/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário