quinta-feira, 9 de abril de 2015

Resenha: Como eu era antes de você - Jojo Moyes

Características:
Título em português: Como eu era antes de você
Título original: Me Before You
Autor (a): Jojo Moyes
Número de páginas: 319
Minha edição é número: 1 | ano 2013
Tradução: Beatriz Horta
Editora no Brasil: Intrínseca
Ano da primeira publicação: 2012
Site da autora: www.jojomoyes.com
Onde comprar: Saraiva | Americanas.com

Sinopse:
Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café de sua pequena cidade- um emprego que não paga muito, mas ajuda com as despesas - e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe. 
Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will agora desconta toda sua amargura em quem estiver por perto. Sua vida parece sem sentido e dolorosa demais para ser levada adiante. Obstinado, ele planeja com cuidado uma forma de acabar com esse sofrimento. Só não esperava que Lou aparecesse e se empenhasse tanto para convencê-lo do contrário.  
Uma comovente história sobre amor e família, Como eu era antes de você mostra, acima de tudo, a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.

Se a Sophia Kinsella é a minha autora favorita, Jojo Moyes vem logo em segundo lugar. Como eu era antes de você foi o primeiro livro da autora que eu li, e me apaixonei! O que me encantou logo de cara foi a capa, muito delicada e fofa, mas confesso que quando li a sinopse, fiquei com um pouco de receio quando vi se tratar de uma história sobre um tetraplégico. Vou explicar porque. Eu sou muito emotiva, e sempre choro, então fiquei com medo de passar o livro inteiro aos prantos. Bom, eu chorei e muito, mas não vou contar se foi durante, no início ou no final para não avacalhar a leitura de vocês. Enfim, vamos começar!  

O livro começa no ano de 2007, contando um pouco sobre Will um pouco antes do acidente, um pouco antes mesmo, questão de horas. Ele era atlético, ativo, estava namorando. Dois anos após o acidente, Will não aguenta mais a sua situação e quer de todos os jeitos colocar um fim nela. É nesse momento que Louisa Clark, uma jovem de 26 anos, entra em sua vida.

Lou é uma garota simples, de bem com a vida, namora o senhor perfeitinho Patrick e ama o seu trabalho. Mas após perder o emprego no The Buttered Bun, de uma hora para outra, ela precisa arrumar um novo trabalho, pois precisa ajudar a família: os pais, a irmã, o sobrinho pequeno e o avô adoentado.

"Acho que fiquei lá sentada, literalmente de boca aberta. Frank então me entregou o envelope e respondeu minha pergunta antes que ela saísse da minha boca. 
   - Sei que nunca tivemos, você sabe, um contrato formal ou algo do tipo, mas eu não quero deixá-la na mão. No envelope tem três meses de salário. Fechamos amanhã." 

Após algumas tentativas fracassadas, um estágio noturno em uma fábrica de frangos, um trabalho em uma rede de lanchonetes e dois dias de treinamentos no Conselho de Energia Doméstica, Lou começa a trabalhar como cuidadora assistente de um tetraplégico.

Lou não tem um começo muito fácil com Will, pois este se encontra super mal humorado, azedo e não faz questão alguma de ser simpático com ninguém, muito menos com ela. Mas ao longo do tempo, ela consegue quebrar as barreiras de Will e se tornam muito apegados um ao outro. Aos poucos, Will vai mostrando o seu lado carinhoso e simpático.
"- Precisam acreditar que existe um lado positivo. 
Fechei os olhos no escuro. 
- Eu também faço isso? - perguntei, baixo  
- Você, Clark - ele olhou para as mãos -, é a única pessoa com quem eu sinto que posso falar desde que eu acabei nesta porcaria."

O negócio é que Will já estava certo de que ia recorrer à eutanásia, para dar um fim ao seu sofrimento e Lou tem pouco tempo para fazê-lo mudar de ideia. Nesse pouco tempo muita coisa acontece. Será que Lou vai conseguir?

Gente, não vou falar mais pois vou acabar dando spoilers, mas por favor, leiam esse livro, ele é a coisa mais linda do mundo. Muito emocionante, muito bem escrito. Uma linda história de amor! Depois que eu terminei a leitura já fui correndo pedir para todo mundo aqui em casa ler.

Nota: 5/5



Nenhum comentário:

Postar um comentário