segunda-feira, 28 de abril de 2014

Resenha: Os Delírios de Consumo de Becky Bloom | Sophie Kinsella

Oláá!!

Minha primeira resenha vai ser do livro " Os Delírios de Consumo de Becky Bloom" (Título original: The Secret Dreamword of a Shopoholic) da Sophie Kinsella. Como eu disse no post anterior, essa série da Becky Bloom, e principalmente esse primeiro livro, foram a razão para que eu começasse a me interessar por leitura e nunca mais parar. Nada mais justo do que resenhar este livro primeiro. Vou resenhar o filme mais pra frente também (por causa dele eu virei fã do ator Hugh Dancy.. mas isso é assunto para outro post rsrsrs).







Características:
Título em português: Os Delírios de Consumo de Becky Bloom
Título original: The Secret Dreamword of a Shopaholic
Autor (a): Sophie Kinsella
Número de páginas: 428
Minha edição é número: 11 | ano 2006
Tradução: Eliane Fraga
Editora no Brasil: Record
Ano da primeira publicação: 2000
Site da autora: www.sophiekinsella.co.uk/
Onde comprar: Saraiva | Submarino | Livraria Cultura | Americanas

Série:
Livro 1 - Os Delírios de Consumo de Becky Bloom
Livro 2 - Becky Bloom - Delírios de Consumo na Quinta Avenida
Livro 3 - A Lista de Casamento de Becky Bloom
Livro 4 - A Irmã de Becky Bloom
Livro 5 - O Chá-de-Bebê de Becky Bloom
Livro 6 - Mini Becky Bloom - Tal Mãe, Tal Filha
Livro 7 - Em andamento, Sophie já avisou que está escrevendo :)

Capas:

          Brasil                Reino Unido/Austrália          Estados Unidos      













Film tie-in edition


Sinopse:
Rebbeca Bloom é uma garota londrina com um péssimo hábito. É uma consumidora compulsiva. Apesar de ser uma jornalista especializada em mercado financeiro, não consegue controlar as próprias finanças. Endividada até a alma, vive fugindo do seu gerente de banco e procurando fórmulas mirabolantes para pagar a fatura do cartão de crédito. E ainda encontra tempo para se apaixonar. Um romance de estréia muito divertido que faz um retrato de quase todas as mulheres que conhecemos.
 Bem, eu não preciso escrever mais uma vez sobre o quanto eu amo esse livro né? Acho que já deu para entender rsrs. Bem, eu li esse livro pela primeira vez quando eu ainda estava na faculdade, isso deve ter sido em 2005 mais ou menos. Eu o vi na casa de uma amiga da época por acaso e fiquei encantada com a capa... e bem curiosa . Adorei a leitura pois eu não conseguia parar de rir com as maluquices da Becky. Corri na livraria para comprar uma cópia para mim, e ai começou a obsessão por livros. Depois deste, eu comprei o resto dos livros da Sophie que estavam disponíveis na época (vou resenhar tudoooo!!)

Rebbeca Bloom é uma jornalista financeira mas ao mesmo tempo não tem o menor controle sobre suas finanças. É uma compradora compulsiva. E coloca compulsiva nisso!!! Não vive sem o cartão de crédito.Tudo o que ela vê pela frente ela quer, principalmente roupas e sapatos, e acha que tem um motivo especial para comprar tal coisa.. Tem vez que ela compra um monte de parafernalha desnecessária, mas que ela cisma que vai precisar e no final das contas não serviu foi pra nada, as vezes ela nem lembra que comprou, só serviu para ela contrair mais dívidas nos seus milhares de cartões de créditos.
"Mas quando, finalmente, tiro a conta do envelope-irritada com o olhar curioso de Clare- meu sorriso esmaece, depois desaparece. Uma quentura bloqueia minha garganta. Acho que pode ser pânico. A folha fica preta com a quantidade de letras. Uma série de nomes familiares passam pelos meus olhos como um shopping. Quero entender mas eles se movem muito rapidamente. Thornthons, consigo enxergar por um instante. Thornthons Chocolates? Que diabos eu estava fazendo na Thornthons Chocolates? Eu deveria estar de dieta. Esta conta não pode estar certa. Isto não pode ser meu. Não posso ter gasto todo esse dinheiro." - página 15.
Em uma de suas muitas crises de "eu tenho que ter isso", ela se depara com uma liquidação de 50% e se encanta com uma linda echarpe azul-acinzentado Danny and George. 
Não há dúvida. Tenho de ter esta echarpe. Preciso tê-la. Ela faz meus olhos parecerem maiores, faz meu corte de cabelo parecer mais caro, me faz parecer uma pessoa diferente. Poderei usá-la com tudo. As pessoas vão se referir a mim como a Garota da Echarpe Danny and George. - página 27.
Ela simplesmente pira, mas na hora de pagar se lembra que deixou a carteira com seu cartão VISA no trabalho.
Como pude ser tão burra? Como pude deixar meu cartão VISA na minha mesa? Em que eu estava pensando? - página 26
É depois disso que o charmoso Luke Brandon entra direito na história.. Ele é o salvador do dia, emprestando 20 libras para inteirar com o dinheiro que Becky tem na bolsa.
A sala está em silêncio. Depois, para minha incredulidade, Luke Brandon leva a mão ao bolso, tira uma nota de vinte libras e entrega a um rapaz na fileira da frente de jornalistas. Ele hesita e passa para a fileira atrás dele. E assim, continuando, a nota de vinte libras é passada de mão em mão, fazendo seu caminho pela multidão; Quando chega a mim, uma rodada de aplausos toma conta da sala e eu enrubesço.- página 38
Becky tem uma melhor amiga, Suze, com quem divide o apartamento, que vive preocupada com ela. Seus pais também são duas peças raras. e tem ainda o temido Derek Smeath, o seu gerente do banco! 

Enfim, eu poderia ficar aqui contando o livro todo, mas perderia a graça (bom, não perderia não, pois eu já li esse livro umas 5 vezes e em todas as vezes eu me acabo de rir, mesmo sabendo o que vai acontecer rs). Sophie tem uma escrita leve e divertida.  A narrativa é em primeira pessoa, o que sempre me agrada, pois parece que a personagem está interagindo com a gente. E uma dica, não leiam esse livro em público, porque você pode passar vergonha com as gargalhadas histéricas que vai dar. E isso vale para todos os livros da autora, mas principalmente os da Becky Bloom.

Como eu mencionei no começo deste post, o filme foi lançando em 2009, com a atriz Isla Fisher como a Becky e o ator Hugh Dancy como Luke Brandon. Ele mistura a história do primeiro e do segundo ( Becky Bloom - Delírios de Consumo na Quinta Avenida) livro. Mas, como todo mundo já sabe, nem sempre o filme é igual ao livro... e nesse caso isso não é diferente. É uma adaptação, mas é muito bom também! Mas pelo amor de Deus, leiam os livros primeiro, haha!!! Vou resenhar o filme mais pra frente.

Nota: 6/5 (gente, esse livro foi o 'causador' do meu amor por livros, merece essa nota rsrs)



Espero que tenham gostado da resenha e se divirtam lendo o livro tanto quanto eu me diverti! Qualquer sugestão é bem vinda!! Logo postarei mais resenhas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário